Patologias
Perturbação depressiva
Caraterizada por sintomas como: humor depressivo, diminuição do interesse ou prazer por atividades, alterações do apetite, insónia, alterações psicomotoras, fadiga, sentimentos de desvalorização ou culpa, diminuição da capacidade de pensamento ou concentração, pensamentos recorrentes acerca da morte, ideação suicida.
Comportamentos aditivos
Incluem perturbações relacionadas com o consumo de uma droga de abuso, incluindo o álcool, (dependência, abuso intoxicação e abstinência). Incluem também adições comportamentais, tais como o jogo patológico, compras compulsivas, entre outras.
Perturbação Obsessivo-Compulsiva POC
As caraterísticas essenciais são as obsessões, tais como, ideias, pensamentos, impulsos ou imagens persistentes e compulsões, tais como comportamentos ou atos mentais repetitivos.
Ansiedade generalizada
Carateriza-se por ansiedade e preocupação exageradas acompanhadas de agitação, fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade e sono perturbado.
Ataque de pânico
Os sintomas incluem palpitações, suores, dificuldades em respirar, dores no peito, tonturas ou sensações de cabeça oca, desrealização ou despersonalização, medo de perder o controlo, medo de morrer.
Perturbações do comportamento alimentar
perturbações do comportamento alimentar: recusa em manter um peso corporal normal mínimo (anorexia) ou episódios repetidos de voracidade alimentar, seguidos por comportamentos compensatórios inapropriados (bulimia). A caraterística comum a estas duas perturbações é a existência de uma distorção da imagem corporal
Perturbações do neurodesenvolvimento
Caraterizam-se por um défice grave e global em diversas áreas do desenvolvimento: competências socias, competências de comunicação ou pela presença de comportamentos, interesses e atividades estereotipadas.
Esquizofrenia e outras psicoses
Carateriza-se por uma eventual perda de contacto com a realidade, com sintomas como agitação/lentificação psicomotora, comportamentos, afetos e produção de pensamento disfuncionais que causam marcada disfunção social ou ocupacional.




Perturbação bipolar
A evolução clínica desta perturbação é caraterizada pela presença de episódios maníacos ou mistos (incluem episódios depressivos).
Perturbações do sono
Surgem de anomalias endógenas dos mecanismos de génese e horário de ciclo sono-vigília, frequentemente complicadas por fatores de condicionamento.
Perturbações de personalidade
Os traços de personalidade são desadaptativos, causando incapacidade funcional significativa ou sofrimento subjetivo: perturbação paranoide, esquizoide e esquizotípica da personalidade; Perturbações antissocial, estado-limite, histriónica e narcísica da personalidade.
Perturbações psicossomáticas
Padrão de queixas somáticas clinicamente significativas, recorrentes e múltiplas. Uma queixa somática é considerada clinicamente significativa se resulta em tratamento médico ou causa incapacidade significativa no funcionamento social e ocupacional.
Hiperatividade e défice de atenção
Padrão persistente de falta de atenção e/ou impulsividade-hiperatividade, com uma intensidade que é mais frequente e grave que o observado habitualmente em sujeitos com um nível semelhante de desenvolvimento.
Perturbação Pós-Stress Traumático
Desenvolvimento de sintomas característicos a seguir à exposição ou observação de um stressor traumático extremo, implicando uma experiencia pessoal direta com o acontecimento que envolva morte, ameaça de morte ou ferimento grave.